Abertas as inscrições para o Festival Cinesul 2013

cinesul_1

Estão abertas as inscrições para a 20ª edição do Cinesul – Festival Ibero-Americano de Cinema e Vídeo, que será realizada na cidade do Rio de Janeiro, entre os dia 4 e 16 de junho. Para a realização da inscrição, o candidato deve ler atentamente oregulamento e preencher o formulário. As inscrições são gratuitas e não há limite de títulos por realizador/produtor.

Serão aceitas obras finalizadas entre 2011 e 2013, inéditas no Brasil em circuito comercial ou televisão aberta. As mostras competitivas serão divididas por gêneros (ficção ou documentário) e por categoria (longas-metragens, com duração de 61 minutos ou mais, ou curtas e médias-metragens, de até 60 minutos). Todos os filmes inscritos podem ser realizados em qualquer bitola ou suporte. Já as mostras temáticas serão compostas por obras inscritas não-selecionadas para as mostras competitivas. O resultado da seleção das mostras será será divulgado a partir do dia 30 de abril no site oficial do evento. Os trabalhos não selecionados serão doados à Cinemateca do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro.

Para se inscrever, é necessário enviar uma cópia do filme em DVD, juntamente com a ficha de inscrição impressa e assinada pelo realizador ou produtor, pelo correio, ou entregar o material diretamente na sede da produção do evento, até o dia 1º de março. Confira as condições de envio do DVD no regulamento.

 

A premiação será concedida por um júri integrado por personalidades e profissionais do setor audiovisual não ligados aos trabalhos selecionados. Os longas-metragens concorrem aos prêmios de Melhor Ficção e Melhor Documentário eleitos pelo júri e Melhor Ficção e Melhor Documentário eleitos por voto do público; Curtas e médias-metragens concorrem aos troféus Melhor Ficção e Melhor Documentário eleitos pelo júri, e Melhor Ficção e Melhor Documentário eleitos por voto do público. Os resultados do voto do publico e do júri oficial, assim como prêmios especiais, serão anunciados durante a cerimônia de encerramento do Festival.

A critério da organização do Festival e para melhor promoção do evento, a programação poderá ter exibições extras em outras cidades.

Cinesul – Festival Ibero-Americano de Cinema e Vídeo tem como objetivo principal consolidar um espaço de exibição, difusão e premiação da produção audiovisual realizada em países ibero-americanos. O evento existe desde 1994 – foi criado como uma mostra de cinema e vídeo dos países do Mercosul, tornou-se um festival com mostras competitivas a partir de 2002 e, desde 2006, aceita também produções da Península Ibérica. Saiba mais no site oficial.